PESQUISAS DO ILC CONQUISTAM PRÊMIO PIBIC VERÃO 2024
A qualidade das pesquisas desenvolvidas no ILC ganha destaque mais uma vez. Na última segunda-feira (30/09), duas bolsistas de iniciação científica do Instituto conquistaram o Prêmio PIBIC Verão 2024.
Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), o prêmio tem por objetivo propiciar o aprimoramento de discentes e pesquisas. Os vencedores ganham a oportunidade de realizar um estágio em unidade acadêmica de excelência de outra Universidade do país, sob supervisão de pesquisador experiente e produtivo, indicado por seu orientador na Universidade Federal do Pará (UFPA).
A pesquisa "Cenários da desinformação na Amazônia: peculiaridades regionais e ações de combate" foi uma das contempladas na premiação. Vinculado ao projeto “Inovação, Transmídia e Ativismo nas reconfigurações do jornalismo contemporâneo”, coordenado pela Profa. Dra. Elaide Martins, o estudo foi desenvolvido pela bolsista e graduanda do curso de Comunicação Social/Jornalismo Thais Peniche, da Faculdade de Comunicação (Facom).
Orientada pela professora Elaide, que também é integrante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) e coordena o Grupo de Pesquisa InovaCom – Inovação e Convergência na Comunicação, a pesquisa busca compreender as dinâmicas do ecossistema desinformacional na Amazônia, analisando seus contextos, agentes sociais e cenários. Um trabalho desafiador, de grande relevância e potencial de inovação na área, que identifica os principais difusores e elementos que favorecem a propagação da desinformação na região, além de mapear ações de resistência.
O segundo premiado no Edital foi o “Estudo do conto em obras de autoria femininas entre 1964 e 1974: Hilda Hilst e Pina D'Emarghi”, desenvolvido pela orientanda voluntária Luana dos Santos Ribeiro, discente da Faculdade de Letras (FALE), e orientado pelo Prof. Dr. Augusto Sarmento Pantoja, que também é docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFPA.
A pesquisa originou-se do projeto “Estudo do conto em obras de autoria femininas entre 1964 e 1974”, coordenado pelo prof. Augusto, e investiga o autoritarismo, a violência e a resistência presentes nos contos de autoras brasileiras e autoras portugueses, no período dos regimes de exceção da Ditadura Civil-Militar Brasileira e a Ditadura Salarazista. O estudo busca elucidar, por meio dessas narrativas, questões sobre os debates consoantes à memória dos confrontos, os movimentos de resistência e os traumas gerados pelo autoritarismo de Estado, sob o olhar feminino, uma perspectiva que historicamente tem sido silenciada.
Parabéns às bolsistas premiadas e aos seus orientadores.