Página inicial > O que é? > Instituto > PEPLE - Seleção de Bolsistas - 2023

Viva Língua Viva 2022 - Seminário Internacional

Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2022, 22h24 | Última atualização em Segunda, 21 de Novembro de 2022, 22h24 | Acessos: 1578

No período de 22 a 25 de novembro de 2022 acontecerá a segunda edição do Seminário Internacional Viva Língua Viva, a ser realizada presencialmente na cidade de Belém/PA, com o tema: REVITALIZAÇÃO DE LÍNGUAS: Por que e como fazer? O evento é uma promoção da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), com organização do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Pará e do Programa de Pós-graduação em Diversidade Sociocultural (PPGDS) do Museu Paraense Emílio Goeldi.

O Viva Língua Viva II é um espaço para chamar a atenção sobre a situação de baixa vitalidade de grande parte das línguas dos povos originários e para a necessidade de investimentos e de valorização dos processos de revitalização linguística. O evento visa dar visibilidade e compartilhar experiências no que diz respeito às diversas iniciativas em curso no país e no mundo para preservar e revitalizar essas línguas, destacando a importância de se garantir sua sobrevivência. No atual contexto mundial e, particularmente, no Brasil, as línguas dos povos originários têm sido silenciadas, de modo exponencial. Trata-se, portanto, de uma discussão urgente e necessária.

O evento reunirá membros de comunidades indígenas, docentes, discentes e pesquisadores de universidades, museus e outras instituições acadêmicas e de pesquisa, para discutir, intercambiar e fomentar o desenvolvimento de ações de preservação, revitalização e retomada de línguas dos povos originários e de línguas minorizadas.

O evento contará com conferências, mesas redondas, rodas de conversa, oficinas, sessões de comunicações e sessões de pôster, atividades culturais, dentre outras. Acompanhe as atualizações na página do evento https://viva.abralin.org/eventos/evento-1/ ou na página da ABRALIN https://www.abralin.org/site/evento/viva-lingua-viva-2022/.

Texto: Divulgação/Evento