Página inicial > O que é? > Instituto

XIX SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM ANDAMENTO (SEPA): EVENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UFPA RETORNA AO PRESENCIAL COM CONVIDADOS

Publicado: Segunda, 07 de Novembro de 2022, 18h52 | Última atualização em Segunda, 07 de Novembro de 2022, 18h52 | Acessos: 1624

Sobre o SEPA:
O SEPA (Seminário de Pesquisas em Andamento) é um evento realizado anualmente pelo PPGL-UFPA. Nele os estudantes de Mestrado e Doutorado apresentam o estado atual das pesquisas que desenvolvem no Programa e têm seus trabalhos debatidos por professores de pós-graduação, convidados e pelo público.
As pesquisas desenvolvidas no PPGL/UFPA agrupam-se em duas áreas de concentração e quatro linhas de pesquisa: Literatura, memória e identidade; Literatura – interpretação, circulação e recepção; Análise, descrição e documentação de línguas naturais; e Ensino-aprendizagem de línguas e culturas: modelos e ações.

Quem pode se inscrever?
Os mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPA) e os mestrandos e doutorandos dos onze Programas de Pós-graduação da “Rede de Cooperação Acadêmica dos Programas de Pós-Graduações da Região Norte”, a saber: Programa de PósGraduação em Letras e Artes - UEA, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade - UFAC, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - UFAC, Programa de PósGraduação em Letras – UNIFAP, Programa de Pós-Graduação em Letras - UFAM, Programa de Pós-Graduação em Letras - UNIFESSPA, Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários - UNIR, Programa de Pós-Graduação em Letras - UNIR, Programa de PósGraduação em Letras - UFRR, Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura - UFT (Araguaína) e Programa de Pós-Graduação em Letras - UFT (Porto Nacional), podem se inscrever para apresentação de trabalho. No entanto, qualquer estudante ou pessoa interessada pode inscrever-se como ouvinte. Destacamos que os professores dos referidos PPGs da Rede de Cooperação precisam participar das avaliações dos trabalhos.

Sobre a XIX edição:
O Seminário de Pesquisas em Andamento (SEPA), realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (PPGL/UFPA), chega em sua 19a edição. O evento ocorrerá de 05 a 07 de dezembro, retornando ao formato presencial, com mesas e rodas de conversa direcionadas aos estudantes da pós-graduação e graduação, docentes e pesquisadores da área de Letras, bem como o público interessado na área de Estudos Linguísticos e Estudos Literários.
Entre os temas a serem abordados durante a programação estão, “Literatura Contemporânea: entre Suspense, Terror e Imaginário”; “Políticas Linguísticas Possíveis”; além das rodas de conversa entre escritores e das sessões de comunicação. À frente destas discussões vão estar tanto professores do PPGL/UFPA, como o prof. Dr. Augusto Sarmento-Pantoja, e professores externos, a exemplo da professora Dra. Flávia Marinho Lisboa (UNIFESSPA) e do professor Dr. Cristhiano Aguiar (Universidade Presbiteriana Mackenzie).

Maiores informações:
Instagram: @sepappgl
E-mail: sepappgl@ufpa.br
Profa. Dra. Ivania Neves (Coordenação do PPGL): ivanian@uol.com.br
Representante Discente (Presidente da Comissão do SEPA): representacaodiscenteppgl@gmail.com