Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O que é? > Instituto > Recesso Administrativo e Acadêmico
Início do conteúdo da página

CARTA ABERTA DA COMUNIDADE ACADÊMICA DO ILC

Publicado: Sexta, 14 de Outubro de 2022, 19h53 | Última atualização em Sexta, 14 de Outubro de 2022, 20h00 | Acessos: 1604

A comunidade do Instituto de Letras e Comunicação se une a milhares de vozes no Brasil e no mundo e expressa seu repúdio contra as atuais medidas do Governo Federal que bloqueiam novamente recursos financeiros das instituições de ensino e pesquisa no país. Essas medidas somam-se a desastrosas decisões políticas anteriores que atingiram o pleno funcionamento dessas instituições e configuram um cenário de descompromisso com a educação pública e de qualidade, bem como com a produção científica no país.

Os recorrentes ataques às Universidades Públicas e aos Institutos Federais geram para a sociedade brasileira prejuízos inestimáveis, comprometendo o processo formativo de estudantes, a qualidade dos serviços prestados por seus servidores, o desenvolvimento de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão fundamentais na construção de uma sociedade com maiores oportunidades de emancipação em relação a desigualdades e injustiças sociais.

O Instituto de Letras e Comunicação nunca se absteve das lutas em defesa da educação pública, do ensino de qualidade e da democracia. Em 2019, junto ao Conselho Superior Universitário (Consun) da UFPA, dissemos não ao projeto "Future-se", do Governo Federal, uma das primeiras tentativas de privatização do ensino público. Agora, frente ao resultado de quatro anos de um governo que sempre atacou profissionais da imprensa, profissionais da educação, a ciência e, principalmente, a democracia de nosso país, não podemos ficar omissos.

Somos defensores incansáveis da ciência, queremos mais investimentos na educação para que possamos continuar nossa missão de produzir, socializar e transformar o conhecimento científico na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável.

No período social e político ao qual estamos vivenciando, vemos que o atual governo se mostrou incapaz e incompetente para continuar os investimentos na educação e na ciência, que no passado tornaram possíveis a criação de novas universidades no estado do Pará, além da expansão da UFPA pelo interior, por meio de programas como o REUNI. Além disso, as oportunidades e acesso à formação superior foram ampliadas por meio da Lei de Cotas, dos Processos Seletivos Especiais, e de programas como o Prouni e Fies, importantes instrumentos para ingresso de pessoas das periferias, estudantes de escolas públicas, pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, negros e negras no ensino superior.

O Instituto de Letras e Comunicação está comprometido em denunciar o descaso e a irresponsabilidade com o futuro do país e a engajar-se nos movimentos que reivindicam a adoção de políticas públicas que preservem o direito à cidadania plena e a soberania nacional. Acreditamos que o futuro deve nos pertencer, para tanto, tornaremos o presente um tempo de luta em defesa de nosso país.

Belém, 13 de outubro de 2022.

registrado em:
Fim do conteúdo da página