Página inicial > O que é? > Instituto

Celpe-Bras 2022 - Inscrições Abertas

Publicado: Quarta, 27 de Julho de 2022, 17h01 | Última atualização em Quarta, 27 de Julho de 2022, 17h04 | Acessos: 1494

Estão abertas as inscrições do exame para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2022. Os interessados podem se inscrever até o dia 6 de agosto, pelo Sistema Celpe-Bras. As provas serão aplicadas nos dias 18, 19 e 20 de outubro, no Brasil e no exterior.

O Certificado Celpe-Bras

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o exame brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. O exame é aplicado no Brasil e no exterior pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). As provas são realizadas em postos aplicadores ao redor do mundo. Em 2022, o exame terá uma sessão única a ser realizada nos dias 18, 19 e 20 de outubro. Para esta sessão, o Posto Aplicador da Universidade Federal do Pará (UFPA) está ofertando 100 vagas.

Quem pode se inscrever?

A participação no exame é voluntária, destinada a estrangeiros e brasileiros, residentes no Brasil ou no exterior, cuja língua materna não seja a língua portuguesa.

Qual o período de inscrição?

As inscrições ocorrerão entre os dias 26 de julho e 6 de agosto de 2022.

Como se inscrever?

Para realizar a inscrição no exame, os interessados devem acessar o Sistema Celpe-Bras, por meio do endereço http://celpebras.inep.gov.br

Qual a taxa de inscrição?

Para os interessados que optarem por realizar o exame no Posto Aplicador da UFPA, a taxa de inscrição será de 230,00, que poderá ser paga até dia 9 de agosto de 2022. Esse pagamento será realizado por meio de boleto bancário cujo link de geração será enviado para o e-mail informado pelo participante no ato de sua inscrição. A homologação das inscrições ocorrerá após a confirmação do pagamento da referida taxa.

Cronograma Celpe-Bras 2022.

26 de julho a 6 de agosto

Solicitação de atendimento especializado e nome social

Pagamento da taxa de inscrição