Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O que é? > Instituto

Nota de Repúdio

Publicado: Sexta, 08 de Julho de 2022, 17h56 | Última atualização em Sexta, 08 de Julho de 2022, 18h04 | Acessos: 1994

Diante da nota publicada na coluna Repórter Diário, página A2, na edição de quinta-feira, 7 de julho de 2022, do Jornal Diário do Pará, o Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará manifesta seu espanto por não ter sido procurado por qualquer pessoa vinculada a esse veículo de comunicação a respeito da matéria e requer direito de resposta às notícias caluniosas ali publicadas.

Não há interferência da gestão democraticamente eleita na condução dos processos administrativos concernentes à movimentação de pessoal, seja por concursos públicos, seja por trânsito de docentes entre os onze campi da Universidade.

Não há pressão alguma sobre nenhum servidor para que se aposente, pois esta é uma decisão de foro íntimo, inerente a cada um.

O Instituto de Letras e Comunicação exige uma retratação, pois nunca permitiu e nunca permitirá interferências na gestão dos processos que lhe dizem respeito. Em plena era da pós-verdade, num momento em que notícias falsas e a desinformação calculada vêm sendo usadas como armas na arena política, todos os fatos e ações corriqueiros em uma instituição do porte e importância da UFPA devem ser checados antes de serem publicados, bem como seria básico escutar todas as partes implicadas, especialmente aquelas cuja imagem sai prejudicada pelo teor e pela forma da nota que se escolheu publicar.

A gestão do Instituto de Letras e Comunicação reitera firmemente a lisura dos processos pelos quais é responsável. O orgulho de pertencer a uma universidade pública, responsável, produtiva e inclusiva não pode ser manchado por notas como esta, que faz acusações graves de forma covarde e desinformativa, sem apresentar dados objetivos ao seu leitor nem permitir qualquer forma de defesa das partes acusadas, que não são sequer nomeadas.

Em 8 de julho de 2022.

Walkyria Magno e Silva
Diretora Geral do ILC

Thomas Massao Fairchild