Página inicial > O que é? > Instituto

GeoLinTerm comemora 25 Anos e lança edição especial sobre Estudos Geossociolinguísticos

Publicado: Sexta, 13 de Maio de 2022, 06h56 | Última atualização em Sexta, 13 de Maio de 2022, 07h06 | Acessos: 2154

Em 2021, o macroprojeto de pesquisa GeoLinTerm, ligado ao Laboratório de Linguagem da Universidade Federal do Pará, completou 25 anos de atividade com estudos nas mais diversas áreas da linguística.

Para comemorar essa marca, o grupo acaba de lançar a publicação “Estudos Geossociolínguisticos”, uma coletânea que reúne textos de pesquisadores de várias universidades brasileiras e do exterior (Espanha, França, Itália, México).

A edição conta com 12 artigos, sendo os seis primeiros sobre variação lexical, seguidos de um texto que versa sobre a variação morfossintática e outro sobre a variação fonética. Seguem esses temas dois textos sobre Línguas de Sinais produzidos por pesquisadores de universidades estrangeiras.

A obra é organizada pelos professores Alcides Lima, Abdelhak Razky
e Marilucia Oliveira, coordenadores do GeoLinTerm, que assinam o texto de apresentação da publicação: “convidamos todos a comemorar conosco este produto, que representa, por tudo que vivemos neste momento, um esforço de resistência da educação e da ciência”.

Integrantes do Grupo GeoLinTerm

Geossociolinguística
A Geossociolinguística, denominação dada pelo GeoLinTerm aos estudos linguísticos desenvolvidos no laboratório de linguagem da Universidade Federal do Pará, desde 1996, busca contemplar as mais diversas áreas da linguística, embora quase sempre trabalhando com o que pode ser chamado de linguística aplicada[1]. Assim, têm sido desenvolvidos trabalhos em vários campos, como terminologia, fraseologia, geolinguística, sociolinguística variacionista, ensino e aprendizagem de língua, descrição e documentação de língua, contato linguístico, línguas de sinais, criação de banco de dados, linguística computacional.

[1] Para mais informação, consultar por exemplo LIMA, A. F. de; OLIVEIRA, M. B. de; RAZKY, A. 20 anos de ALiB no Norte do Brasil. In: CARDOSO, S. et al. (Orgs.). Documentos 7: ALiB – 20 anos de história. Salvador: Quarteto, 2017. p. 39-47.

Livro “Estudos Geossociolínguisticos - Edição Comemorativa de 25 anos"
Locais de Venda:
- Pontes Editores (site): www.ponteseditores.com.br