Nota da Direção do ILC (17/03/2020)
Conforme determinação da Universidade Federal do Pará, expressa na nota do GT – UFPA sobre a pandemia do COVID-19, a direção do Instituto de Letras e Comunicação, no intuito de fortalecer as ações de enfrentamento da epidemia e manter a comunidade esclarecida, informa:
a) todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão presenciais estão suspensas no período de 19/03 a 12/04. Essas atividades devem ser realizadas a distância, na medida do possível. Cada subunidade utilizará seus meios de comunicação internos para elaborar maneiras viáveis de conduzir as atividades acadêmicas neste período sem prejuízo aos alunos, considerando, inclusive, que há estudantes que não têm acesso a internet fora da universidade. No momento, não há suspensão do semestre nem alteração do calendário acadêmico.
b) A realização de eventos (seminários, palestras, cursos etc.) no período de suspensão também deverá ser cancelada ou transformada, se possível, em atividade não-presencial.
c) bancas de graduação e pós-graduação, de concursos e processos seletivos, durante o período de suspensão, não poderão envolver a presença de pessoas oriundas de regiões do país com transmissão endêmica; nestes casos pode-se manter a participação dos membros externos via videoconferência, conforme possível. O acesso às instalações do Instituto para realização das bancas deverá ser informado e planejado com antecedência (ver letra “f”).
d) a colação de grau conjunta do ILC, agendada para o dia 19/03/2020 às 17h, está suspensa e será reagendada oportunamente, conforme as determinações e recomendações emanadas pela reitoria com base no GT – UFPA/COVID-19.
e) a realização presencial de reuniões dos órgãos colegiados está suspensa no período em questão. Conforme a possibilidade e necessidade, em caráter excepcional, reuniões poderão ser realizadas a distância.
f) o pagamento das bolsas de estudantes que exercem atividades administrativas no ILC está mantido; o desenvolvimento das atividades também, mas a distância, conforme possibilidade e necessidade. A chefia imediata acordará com os bolsistas a forma como essas atividades serão desenvolvidas durante o período de suspensão.
g) durante o período de suspensão das atividades não será possível manter a abertura regular do prédio principal do ILC. O acesso poderá se dar em caráter excepcional.
Pedimos a todos consciência e colaboração com as medidas de contenção do COVID-19, ao mesmo tempo em que reafirmamos nossa confiança no trabalho que a UFPA está desenvolvendo, por meio do GT, a fim de minimizar os impactos do coronavírus na comunidade universitária e no Estado do Pará.