Nota de Esclarecimento
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Direção do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA, diante das recentes manifestações que relatam um caso de racismo contra uma discente quilombola do curso de Letras Língua Portuguesa, vem a público esclarecer que foi formalmente notificada do ocorrido no dia 16 de dezembro de 2024, quando um grupo de discentes, incluindo entidades representativas do Movimento Quilombola no Pará e na UFPA, entregou documento contendo a denúncia.
Enfatizamos que o racismo não tem lugar em nossa instituição e tanto o ILC quanto a UFPA se comprometem com a promoção da igualdade, da diversidade e do respeito às diferenças, sendo fundamental a garantia de um ambiente acadêmico livre de qualquer tipo de discriminação.
Desta feita, a Direção do ILC, por meio de poder disciplinar concedido pelo seu Regimento, iniciará, o mais breve possível, os trâmites administrativos para fins de apuração dos fatos, estabelecendo as medidas cabíveis, em conformidade com o Estatuto da UFPA e a legislação vigente.
Informamos também que a discente quilombola já foi ouvida pela Faculdade de Letras, que está sensível ao caso e buscando ações de acolhimento até que se tenha uma conclusão final sobre o caso.
A Instituição não tolerará qualquer tipo de violência ou discriminação e tomará as providências necessárias para garantir a segurança e o bem-estar de todos os seus membros.
Belém, 16 de dezembro de 2024
Direção do ILC