Página inicial > Auditório ILC > Instituto > Convite - Defesa de Memorial - Profa. Dra. Tânia Maria Pereira Sarmento-Pantoja

ILC E PROFLETRAS DEBATEM CONGRESSO PANAMAZÔNICO

Publicado: Sexta, 14 de Junho de 2024, 22h58 | Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2024, 22h58 | Acessos: 514

Prof. Marcos André Cunha (Cllimaz/Profletras), Profa. Tânia Sarmento-Pantoja (diretora-geral/ILC) e Prof. Johwyson Rodrigues (diretor-adjunto/ILC)

A diretora-geral do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (ILC/UFPA), Tânia Sarmento-Pantoja, e o diretor-adjunto do Instituto, Johwyson Rodrigues, receberam ontem, 13 de junho, no gabinete institucional, o professor e presidente do 1º Congresso Panamazônico dos Professores de Língua e Literaturas da Educação Básica (1º Cllimaz) e do 2º Encontro dos Egressos do ProfLetras em Rede Nacional (2º Letrasvivaz), Marcos André Cunha, que é coordenador local do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras-UFPA).  Os eventos panamazônicos serão realizados de 24 a 27 de setembro deste ano, na Universidade Federal do Pará, no Centro de Convenções Benedito Nunes. O site do evento é www.cllimaz.ufpa.br.

No encontro foram detalhados os objetivos e as metas das iniciativas. O Cllimaz promoverá a interlocução entre os diferentes profissionais envolvidos no ato educacional desde o ensino fundamental, médio e superior. Haverá a sistematização de uma agenda efetiva de engajamento da educação básica em linguagem e literaturas com a educação climática, ambiental e a sustentabilidade como formação permanente para além da gramática tradicional e das variantes prestigiadas da língua portuguesa. Foram destacados, ainda, os desafios da inclusão social, étnica, cultural, artística e escolar e o combate às desigualdades regionais.

Já o 2º Letrasvivaz dará visibilidade às pesquisas e dissertações dos mestres, egressos e professores   do Programa de Mestrado Profissional em Letras, a maior iniciativa de formação profissional em Letras em Pós-graduação da Amazônia e do Brasil. O ProfLetras  formou mais de 4,1 mil professores de Língua Portuguesa, que se tornaram mestres e atuam diretamente nas salas de aula em todo o território nacional.  O Programa envolve 42 universidades públicas no Brasil e funciona em 48 unidades. “Hoje, na região Norte, estamos estruturados na UFPA, UFOPA, Unifesspa, além da Universidade Federal do Acre (UFAC) e da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Avançaremos mais. A expectativa é de reunir em torno de mil professores e professoras nos dois eventos”, destacou Marcos.

Para Tânia Sarmento-Pantoja, o 1º Cllimaz e o 2º Letrasvivaz são frutos dos diálogos permanentes entre os gestores do Programa e do Instituto e ocorrem num momento das comemorações dos mais de 50 anos do  ILC, que passou por várias etapas desde seu início. “Estas evoluções e temporalidades refletem o trabalho de servidores, professores e o compartilhamento de conhecimentos públicos com as comunidades, dentro e fora dos muros da UFPA, sempre respeitando a diversidade, a pluralidade regional e construindo a inclusão social por meio da educação e da ciência para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do planeta para as atuais e as futuras gerações”, assinalou.

Texto e fotos:

Kid Reis – Ascom UFPA/PROFLETRAS – Mtb. 15.633 - SP- SP